Capoeira

Uma herança da áfrica...

Olá, seja bem vindo ao site Cultura da África.

Archive for outubro 2011

A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.
Seus ritos são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte.


                                                           

read more

 
Nanã, obcecada pela idéia de ter um filho de oxalá,
concebeu o primogênito obaluaiye que, por sua terrível aparência,
foi desprezado por ela. Nanã consultou ifá,
e este orixá lhe disse que, numa segunda tentativa,
ela daria a luz a um filho lindíssimo, tão formoso quanto o arco-íris.
No entanto, preveniu-a sobre o fato que a criança jamais ficaria a seu lado.
Seu sonho parecia realizado até o momento do parto,
quando deu a luz a um estranho ser que recebeu o nome de oxumaré.
Durante seis meses a criatura tomava a forma de arco-íris,
cuja função era levar a água para o castelo de oxalá,
que morava em orun ( no céu ). Depois de cumprida a tarefa,
ele voltava a terra por outro seis meses, assumindo a forma de uma cobra.
Com essa aparência, ao morder a própria cauda,
dando a volta em torno da terra, ele teria gerado o movimento de rotação,
bem como o transito dos astros no espaço.
É um orixá que representa polaridades contrarias,
como o masculino e o feminino, o bem e o mal, a chuva e o tempo bom,
o dia e a noite, respectivamente, através das formas do arco-íris e serpente

read more



O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.

read more


  Esse video á cima, mostra vários tipos de danças africanas, incluindo á capoeira.

read more


Montagem do Espetáculo "Mercado da cor" Grupo de dança e teatro, natural de Paulo Afonso-BA























read more





cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dosmilénios. África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espéciehumana surgiu; os mais antigos fósseis de hominídeos encontrados na África (Tanzânia e Quênia) têm cerca de cinco milhões de anos. O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos (por exemplo, Axum, o Grande Zimbabwe). Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos doutros continentes, que buscavam as suas riquezas.
O continente africano cobre uma área de 30 221 532 de quilômetros quadrados, um quinto da área terrestre daTerra, e possui mais de 50 países.

read more


GNAWA

A dança Gnawa celebra um ritual da seita de Sufi.

Cada ritmo tem muitos significados simbólicos que vão de poderes curativos ao exorcismo.

Uma cor específica é usada para cada dança, invocando o espírito da cerimônia, Hadra, o qual é trazido à terra de um outro mundo etéreo.

Dançarinos usam roupas brancas e chapéus pretos pesadamente enfeitados com conchas, contas, mágicos talismãs e amuletos. Em pé em linha ou círculo, os músicos mantêm o ritmo com tambores ou batendo palmas enquanto dançarinos executam danças acrobáticas.

read more

A Capoeira é uma luta disfarçada em dança, criada pelos escravos trazidos da África nos navios negreiros para o Brasil.
Dentro das Senzalas após a mistura das culturas das diversas tribos africanas que aqui se encontraram, foi-se ao poucos somando o Ngolo que era um jogo de luta praticado nas tribos africanas, o qual o vencedor escolheria uma mulher da tribo a qual seria sua esposa; a ânsia de liberdade dos escravos que sofriam presos nas senzalas, trabalhando o dia todo ou apanhando e resultando na primeira forma de defesa dos escravos contra as maldades que sofriam o qual começaram a ocorrer as primeiras fugas dos negros e a fundação dos Quilombos.
Na época da escravidão toda cultura negra era reprimida, principalmente se tivesse uma conotação de luta, então para poder ser disfarçada a sua prática entre os negros, foi adicionado os instrumentos musicais que deram uma imagem de dança a Capoeira, com músicas que falam de Deuses africanos, Reis das tribos a qual vieram, fatos acontecidos na roda de Capoeira, acontecimentos e sofrimentos do dia-a-dia dos escravos e etc...!
Como ninguém tinha interesse sobre a cultura negra, ninguém notava que aquela simples dança, brincadeira e ritual era na verdade a luta marcial dos escravos, que se camuflava para poder permanecer ativa.

read more

                                                                                   
          


Ritmos

Ao ritmo do Semba, Funaná, Kuduro, Sakiss, Puita, Marrabenta, e outros sons da música folclórica, são dançadas em pequenas coreografias, trabalhando assim os movimentos da anca, o rebolar da bunda , e a facilidade de juntar a agilidade dos braços, pernas e cabeça, num só movimento culminando num trabalho de ritmo corporal.          

read more

Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual". De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo". Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "os americanos formaram grandes grupos arrogantes", "todos os ingleses são frios". Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa. Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não doconhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.

read more

O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.xcvsdfs

read more



A origem e importância da dança africana
A dança originou-se na África como parte essência da vida nas aldeias. ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em volta dos bailarinos. Em ocasiões importantes, danças de rituais podem ser realizadas por bailarinos profissionais. Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta. As danças africanas variam muito de região para região, mais a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos. As danças em Marrocos usam normalmente uma repetição e um constante crescimento da música e de movimentos, criando um efeito hipnótico no dançarino e no espectador. Entre elas destacam-se a Ahouach, Guedra,
Gnawa e Schikatt.
Danças afro-brasileiras
baiano/ baião-de pares
bambelo ou coco-de zambê-de roda bate-baú-de roda
batuque-de-fileira
calango-de-pares
carimbó-de-roda
caxambu-roda
frevo-individual
jongo-de-roda
lundu-de-pares
macunlelê-de-fileira
mineiro-pau-de-pares
pagode de amarante de fileira
partido-alto-de-roda
samba-de-roda
tambor-de-crioula-de-roda.


read more



Mercado da Cor.



"Mercado da Cor". Tratando de assuntos como aceitação da cor, estereótipo, adoção, inclusão e valorização da beleza negra, "Mercado da Cor" retrata o negro sem se apegar ao folclorismo. Uma verdadeira mostra contemporânea de uma realidade social, pincelada através da dança e da música, amarrada com o teatro, que provoca o pensamento crítico.
Certamente esse espetáculo vai surpreender muita gente, pois é algo que foge um pouco do que a APDT está acostumada a fazer, além disso, o grupo espera contribuir para o fortalecimento da identidade negra Paulo afonsina, hoje tão esquecida e isolada. "Mercado da Cor" é empolgante e pulsante. E boa parte disso se deve ao trabalho de percussão e canto, que serão feitos ao vivo durante toda a peça, elementos que estão sendo muito bem explorados nessas novas produções
A montagem do "Mercado da Cor" começou no início desse ano, a partir de uma série de movimentos aprendidos pelo grupo nas aulas que tiveram de dança afro, capoeira e macule lê. Segundo a diretora do grupo, Dolores Moreira, como o processo de montagem do espetáculo é colaborativo, o elenco é muito mais do que atores e dançarinos, afinal, eles podem experimentar e enxergar suas ideias sendo usadas na concepção da peça.
O espetáculo “Mercado da Cor” faz um relato poético, político artístico, sobre as questões étnicas afro - brasileiras, apropriando-se dos elementos das artes cênicas e da musica, como estratégias para provocar o pensamento critico. No primeiro ato, a obra expõe a situação do negro sem contudo resvalar para o apelo das lembranças escravagistas. Através da contemporaneidade traça um paralelo do passado com o presente. No segundo ato ele apropria-se das tradições culturais para estabelecer um elo com a força e a beleza de uma cultura que mesmo sufocada e ou aparentemente aprisionada, permeia e fundamenta as tradições culturais do país. O espetáculo finaliza com uma declaração de paz, uma celebração holística de comunhão entre as diferentes culturas e etnias.





read more