Capoeira

Uma herança da áfrica...

Olá, seja bem vindo ao site Cultura da África.



Mercado da Cor.



"Mercado da Cor". Tratando de assuntos como aceitação da cor, estereótipo, adoção, inclusão e valorização da beleza negra, "Mercado da Cor" retrata o negro sem se apegar ao folclorismo. Uma verdadeira mostra contemporânea de uma realidade social, pincelada através da dança e da música, amarrada com o teatro, que provoca o pensamento crítico.
Certamente esse espetáculo vai surpreender muita gente, pois é algo que foge um pouco do que a APDT está acostumada a fazer, além disso, o grupo espera contribuir para o fortalecimento da identidade negra Paulo afonsina, hoje tão esquecida e isolada. "Mercado da Cor" é empolgante e pulsante. E boa parte disso se deve ao trabalho de percussão e canto, que serão feitos ao vivo durante toda a peça, elementos que estão sendo muito bem explorados nessas novas produções
A montagem do "Mercado da Cor" começou no início desse ano, a partir de uma série de movimentos aprendidos pelo grupo nas aulas que tiveram de dança afro, capoeira e macule lê. Segundo a diretora do grupo, Dolores Moreira, como o processo de montagem do espetáculo é colaborativo, o elenco é muito mais do que atores e dançarinos, afinal, eles podem experimentar e enxergar suas ideias sendo usadas na concepção da peça.
O espetáculo “Mercado da Cor” faz um relato poético, político artístico, sobre as questões étnicas afro - brasileiras, apropriando-se dos elementos das artes cênicas e da musica, como estratégias para provocar o pensamento critico. No primeiro ato, a obra expõe a situação do negro sem contudo resvalar para o apelo das lembranças escravagistas. Através da contemporaneidade traça um paralelo do passado com o presente. No segundo ato ele apropria-se das tradições culturais para estabelecer um elo com a força e a beleza de uma cultura que mesmo sufocada e ou aparentemente aprisionada, permeia e fundamenta as tradições culturais do país. O espetáculo finaliza com uma declaração de paz, uma celebração holística de comunhão entre as diferentes culturas e etnias.





One Response so far.

  1. Tudo Aqui says:

    Ola eu sou uma das alunas do Colegio Sete de Setembro, e vou falar da palhaçada que Jackson fez, o colegio é bom é grabde e td mais, mas foi mt errado da parte de Jckson...
    O problema é...
    A professora de artes pensou em levar um grupo chamado Mercado da Cor, falou com Jackson e Jackson disse que td bem se levasse esse grupo. Então, quando foi hj o grupo foi la para o colegio , ate ai beleza, Jackson foi assistir a peça, e a peça falava mt dos Orixás, e como o Sete é um Colegio evangelico Jackson ficou com frescura e mandou td mundo ir embora e sabe pq?! Pq ele disse que as 5ª e 6ª series sao muito peguenas e poderiam ser influenciadas a esssa religiao, mas se nos fossemos influenciados ou nao o problema seria da gente e naum deles e tambem so faltava ele nos expulsar do colegio se nós fossemos influenciados.Foi muito preconceito dele de feito isso pq: PRECONCEITO CONTRA A RELIGIÃO DE OUTRAS PESSOAS É CRIME.
    E eu nao gostei nada disso, e tbm quero saber se fosse ele no lugar das pessoas do grupo o q ele iria fazer.
    Colegio Sete de Setembro uma merda por causa de Jackson o preconceituoso.
    Naum é Bella.!?

Leave a Reply